Acredito que todos devemos ter um Credo, seja qual for. Também acredito que a Fé não estrutura um credo e sim a nossa racionalidade. Com esta podemos descobrir um Credo que seja Universal, entendendo por isto princípios que possam ser entendíveis e não necessariamente aceitos.
Acredito também que temos necessidade de Um Credo individual, com um deus particular, só nosso que compreende todas as nossas algúrias. Ele nos acompanha, nos assiste, nos castiga, nos perdoa. Ele é nosso cúmplice. Credo de pura Fé.
Racionalidade e Fé, esta é nossa estrutura mental. Dicotômica para entender nossa existência.
Muitos livros nos trazem o conhecimento e a propagação da Fé. Credos a serem seguidos, Credo a serem obedecidos.
Li e reli alguns livros de diversos credos mas sou filho da cultura judaico-cristão que não renego mas questiono. Ao amadurecer dois livros em seus capítulos iniciais me chamaram a atenção vigorosamente. O livro da Gênesis do Antigo Testamento e a Parábola da Criação do livro Zohar, do misticismo judaico.
Não se entende o todo se não se entender o início, daí vem as belas passagens de conhecimento dos capítulos iniciais destes livros.
"Antes nada havia".
Não sabemos o que é este Nada, mas seja lá o que for Deus, O Criador, A Inteligência Primeva ou O Principio Gerador irrompe neste Universo ou o cria. Leiamos o que sutilmente se esconde nas descrições destes atos:
Nosso Universo foi criado por algo que a ele não pertencia, algo de dimensões tão superiores que não temos a menor capacidade de entendimento. Este Ser ou Algo, que não poder ser descrito, se contraiu para que este Universo pudesse existir. Dimensões foram perdidas ou deixadas para trás. Logo após este Ser ou Algo contraído se expande violentamente neste Universo.
A Expansão, os sete dias da criação no livro da Lei, nos mostram um Universo dicotômico e dinâmico. Nosso Universo tem como principio de sua construção polos, positivos e negativos, de onde fluem de um para outro energia e matéria com diversas denominações. Luz e Trevas, Água e Terra, Energia e Matéria. Fluxo é movimento, é Vida e está sob o julgo do Tempo, dimensão que faz a Vida e a Morte.O que é criado sempre perecerá no Tempo.
Se fomos criados neste Universo pereceremos nele. Qual o sentido? Para que?
Para nos completarmos diria Moses de Leon na sua parábola " A Jornada da Alma".
Atingir a plenitude da nossa maior dicotomia corpo/alma e transcender para um universo de dimensão mais elevada.
O resto é velado.
Então, qual o caminho a trilhar?
O conhecimento foi dado basta olhar com atenção. Leia, pese e veja se é possível trilhar este caminho descritos na Gênesis e na Parábola da Criação:
- sobre a Contração e Expansão
- sobre o Doar e Receber
- sobre o Espirito e a Matéria
A Contração e a Expansão
O grande ensinamento que temos aqui, parece-me, que na criação ou gestação de alguém ou de algo, o ato que antecede a ação da criação é entendimento que está porvir. Contrair significa permitir universo venha até você, ser permeável ao que está em sua volta e procurar a compreensão. Entender as causas e consequências e se preparar para uma ação consciente.
A Expansão é o seu movimento em direção a este universo, é a ação de modificar o que está em sua volta, é o ato da criação seja qual for o tamanho, do ínfimo ao gigantesco com uma visão clara de causalidade. A toda ação se tem uma reação
As solicitações do universo que nos rodeia exige a todo momento um comportamento de contração ou de expansão. Estar em equilíbrio com estes ciclos é essencial. Não estando as consequências podem ser desastrosas para o nosso corpo/alma.
Doar e Receber
Saber doar, saber receber são grandes aprendizados. Na parábola da criação (resgatar Parábola da Criação - Cabala (I) ) estes atos aparecem com maior clareza. Não vivemos sem trocas, este ato nos faz humanos; a todo momento estamos entregando e recebendo alguém ou algo. Geralmente sabemos a quem queremos doar ou de que queremos receber, o grande mistério é o que doar, a dose de doar e a dose de receber e quando fazer.
Para doar precisamos gerar algo que queira ser recebido, para receber precisamos de algo que seja gerado para ser doado. Parece simples e óbvio mas nem tanto. Esta troca é bastante complexo pois envolve desejos e estes são lastreados por valores emocionais que muitas vezes não são percebidos com nitidez. Exemplos são inúmeros e um dos mais clássicos é o pai que acredita que está dando o melhor para o filho e o filho acreditando que está recebendo o pior do pai. Como aprender. Talvez o primeiro e o terceiro ensinamentos nos ajudem nesta caminhada para a plenitude.
Espirito e a Matéria
No ato da Criação Espirito e Matéria são gerados concomitantemente. Não existe Matéria sem Espirito e Espirito sem Matéria neste Universo. A Gênesis e a Parábola da Criação nos mostram de maneira clara. A Ciência também, pois os grandes atos que regem a Vida aqui e lá fora não são inventados e sim descobertos. Leis que regem este universo sejam físicas, químicas, biológicas e éticas existiram deste que este Universo foi criado à 14 bilhões de ano. Existe uma dimensão espiritual de dificílima percepção pela nossa individualidade e aí talvez esteja o nosso grande espaço de crescimento para tentarmos atingir a plenitude.
" Dai a Cesar, o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus". Ao dar a esmola ao mendigo, ao dar o dizimo a igreja, ao dar o carro ao seu filho à de se introjectar o que está atrás destas ações. Estaremos fazendo o bom ou o bem, o mau ou o mal. Parece-me que um está no campo material e outro espiritual. Ao dar esmola ao mendigo você estará fazendo algo bom para ele pois poderá estar saciando sua fome ou sede ou poderá estar fazendo o mau para ele pois sabe que irá se drogar mas evita um incomodo. Neste ato fica implícito que quando é dado algo material as consequências da doação é de quem recebe.
No mesmo ato de se dar a esmola pode existir um ato de entendimento, procurando motivos que levaram este ser a esta situação de degradação e como trazer de volta a sua auto-estima. Aqui há uma tentativa de entrega do bom e do bem. Aqui existe um ato espiritual. Aqui você compartilha. Aqui você também é responsável.
Na vida existem tantos momentos em que o espirito carente clama por um maná espiritual e doamos um grande hamburguer.
As solicitações do universo exigem a todo momento que você se contraia ou se expande, que você doe ou receba e que você se decida pelo bom/mau ou bem/mal.
Temos um caminho a percorrer para nos completarmos.
Este é meu credo que é particular mas pode ser universal e que estruturei para minha compreensão pois "o todo não pode existir sem o início".