Muito tenho lido sobre os avanços da ciência na entrada do século 21 mas o que mais me impressiona não são as descobertas, veja não digo invenções, mas sim a arrogância de muitos cientistas que colocam verdades absolutas em um mundo altamente especulativo que é esta ciência pura de hoje.
Alguns se comportam como grandes sofistas da atualidade. A necessidade midiática levam alguns a elaborarem pseudo-teorias onde as relações de causalidade fazem Kant e Spinosa urrarem no túmulo.
Estes fatos ocorrem principalmente em duas áreas das ciências físicas; a ciência quântica e a ciência cosmológica.
A Cosmologia me chama mais atenção porque na ponta da corda estamos tratando da Gênesis do Universo e tentando entender as Leis que geraram este Universo e as Leis que o mantém.
Muitos tentam racionalizar que estas leis são espontâneas e que foram criadas do Nada, onde existiria dois polos antagônicos que somados algebricamente seriam o Nada e se somados aritmeticamente seriam o Tudo. Estas duas fases estão separadas por uma pequena explosão. Fica a dúvida quem acendeu o estopim.
Mas entrando propriamente no assunto que gostaria de tratar, parece que existe uma concordância quase rodriguiana ( ele dizia que toda unanimidade é burra ), que o Universo é dicotômico independente das teorias e dos teóricos, e confesso que hoje me bate uma pequena dúvida se Deus é absoluto ou dual.
Adentrando um pouco mais no assunto que gostaria de tratar, a maioria dos cientistas e teólogos concordam que no momento da criação ou no momento final de uma grande contração o Universo surgiu com três dimensões distintas. A dimensão do Espaço, a dimensão do Tempo e a dimensão Energia/Matéria. Mas existe aí um pomo da discórdia, os teólogos e parte de alguns cientistas acredita que exista uma outra dimensão; uma Inteligência Cósmica, a grande parte dos cientista não aceita esta dimensão.
- Mãe, você sabe que eu escolhi você?
- Pra que filho?
- Pra ser minha mãe
- Como assim?
- Quando eu era bebê, lá no espaço, eu escolhi uma pessoa de bem para ser minha mãe e lá eu sabia o que podia ser o meu passado, meu presente e meu futuro e que lá existiam pessoas más que escolhiam pessoas malvadas para ir para barrigas delas.
- E o que mais você lembra?
- Mãe quando a gente virá criança, a gente esquece o que aconteceu no espaço mas eu acho que você é uma pessoa do bem, né?
Bem...o que esta conversa tem haver com a criação do Universo?
Tudo!!!
A Energia/Matéria que adentrou neste espaço/templo era elementar, muito simples. Evoluíram para o que hoje conhecemos como Universo. Algo tão complexo que foge a capacidade de qualquer mente entendê-lo. Estamos tentando mas vejam bem; o processo que leva o elementar ao complexo se chama Inteligência, sem ela o elementar continua elementar e complexo não existe.
Dizia um sábio rabino que estamos nesta dimensão para nos completar. Para que isto ocorra uma Inteligência tem que agir. Porque e como não sabemos mas devemos acreditar que estamos evoluindo para entendê-la. Se não for assim não existe razão de estarmos aqui.
Voltando as simples palavras desta criança, pergunto; este pequena descrição não poderia fazer parte deste grande processo de evolução ?
Talvez sim , talvez não. Prefiro acreditar que sim, né meu filho ?