sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Avistando os 70...e a Vida ?

Avistando os 70... E a Vida ?

Os sonhos continuam, menores no tempo e no espaço. A racionalidade neste momento tem que ser maior que a emocionalidade ou pelo menos equilibrar. Sinto que é hora de entender melhor o que é Vida talvez por estar no seu ocaso.

Quando muito jovem, pré-adolescente talvez, me perguntei qual a razão de nascer se iríamos morrer, para que gerar tanta energia para criar para depois gerar energia para matar. Incoerência e desperdício. Não obtive resposta.

Um pouco mais a frente, me questionei sobre a Gênesis judaico-cristã que me parecia algo um tanto quanto esquizofrênico: tinha um Deus perfeito, todo poderoso que sai do nada, cria um universo inteiro, coloca em um só planeta uma vida pronta e um ser humano imperfeito. Este ser humano vai ser testado durante a vida e após a morte será julgado podendo ir para o inferno ou para o céu, seja lá o que isto for pois ninguém voltou para dizer como é. Surgem perguntas...

Esse Deus estava solitário ? Criou um ser imperfeito sabendo que ele ia pisar na jaca ? E para botar a jaca no caminho contratou o Diabo, que até hoje não consegui entender de onde ele saiu. Se não bastasse esse gasto todo de energia disse "você vai morrer" e o cara pensou o mesmo que eu, "pra que  ele me criou se vai me matar?". Mas aí o Deus disse "eu sei o que você está pensando, mas sua alma imortal irá ser glorificada no céu ou padecerá no inferno" e o cara disse: "que alma?" E pensou: "meu Deus, ele pirou na batatinha!". Acho que essa solidão não fez muito bem para ele, devia ter criado uma Deusa... Tive dúvidas.

Mas estava chegando a minha hora de ser guerreiro, a Vida me chamava para a dança ou melhor para a luta e aí com couro comendo na casa de Noca, abandonei minha filosofia infanto-juvenil onde eu era o sábio do reino.

Hoje depois de quase sete décadas não quero mais questionar a Vida, nem julgar se tem sentido ou não, pois me parece, que viver todo este tempo neste plano no qual chamamos de terrestre e não ter mínimo de entendimento sobre ela e o seu significado, será ter vivido uma não-vida.

Bem, o que entendo por Vida ?

Existem milhares de compêndios de várias áreas científicas tentando explicar a Vida e nenhum deles conseguiu e nem eu, se emburacar por estas searas. Usarei um método bem empírico e simples, olharei para meu passado, recordarei a vida dos meus ancestrais, meus pais, e olharei a vida dos meus descendentes e tentarei construir uma narrativa que seja coerente com a Vida.

Você já observou com atenção o comportamento de uma criança recém nascida e nos seus primeiros anos ? Já comparou ao do seu um irmão ? Não tem jeito, tem que existir alma. Ela traz com ela aquele jeitão que a acompanhará em toda sua vida terrena. Ser extrovertida ou tímida, explosiva ou calma , alegre ou melancólica, empática ou fechada... Isto é a Alma. É a maneira como ela se mostra a Realidade da qual passa ter consciência e a vivenciar. A materialidade física não nos dá a consciência da Realidade e sim nossa Alma. Para que isto seja uma verdade, para mim, é necessário que eu seja dogmático. "No início dos tempos o nosso Universo surge do Nada Primordial em forma de Inteligência e Energia. Sem a Inteligência ou Informação nosso Universo não teria condição de evoluir até o estágio de sustentar a Vida."

Continuando a observar as crianças notamos um monte de coisa que somos e fazemos nos nossos filhos. Um dos meus filhos tem um pequeno esporão que tenho atrás da orelha. O outro dormia que em forma de anzol. Outro tem o mesmo timbre de voz. O outro a mesma constituição física...vou para por aqui pois quem estiver lendo vai pensar que sou um reprodutor sem planejamento familiar. Então acredito que esta base orgânica,  foi a melhor maneira que esta Inteligência intuiu para dar continuidade a sua auto-evolução. Ou seja em um determinado estágio evolutivo da vida esta Inteligência permeia a criação lhe dando a individualidade. Perguntas ?....milhares.

Outro dia um dos meus filhos falou que sou delicado como bigorna. Lembro de meu velho que dizia que pedra é pedra e pau é pau, ou seja, não enrola. Esta maneira de ver ficou e sofisticou comigo que sou adepto do cartesianismo, para todo efeito existe uma causa, ou seja, não enrola. Assim como estes centenas de valores foram incorporados do núcleo familiar e são as lentes pela qual enxergo o mundo.

Continuando com as crianças: "mocinha, não põe a mãozinha na porta do forno que está quente". Escuta-se um grito e um choro. Queimou. Doeu. Não vai mais encostar a mão na porta do forno. As experiências nos dirão os nossos limites, mostraram nossos sucessos e nossos fracassos. São elas que nos trarão as dores e as alegrias.

O amálgama da alma, do DNA, dos valores e das experiências individualizam a Inteligência em nós, ela que permeia todo este Universo que conhecemos e dos que nos são desconhecidos. A nós foi dado o Tempo ou um tempo para que possamos evoluir e entendermos o visível e o invisível que nos cerca. A nossa condição orgânica nos mostra isto com clareza pois em um pequeno espaço de tempo todas as nossas células serão substituídas. O ser orgânico de ontem não é o mesmos de hoje. Parece que esta Inteligência nos diz a todo instante para que não nos mineralizemos, ou seja, não nos deixemos fossilizar enquanto orgânicos. Lembra do camarada que vive dizendo que no passado tudo era bom e que no presente e no futuro nada presta. É, mineralizou, parou o seu processo de evolução. Sim é triste, mas fica a pergunta: porque evoluir e não surgir pronto?

Parece-me que esta Inteligência traz com ela todos os princípios que permitem este Universo existir e a partir daí evoluir. Durante bilhões de anos este Universo evoluiu para permitir que uma vida orgânica ou quem sabe milhares tenham consciência de si, da Inteligência e do Universo. A evolução desta Inteligência continuará e o seres humanos conscientes agora farão parte. Perguntas ?...milhares.

Esse é meu Credo e com ele me sinto mais livre e confortável para perguntar valeu, está valendo e valerá a pena continuar. A resposta com certeza é sim, mesmo sabendo que o tempo que foi dado para esta vida orgânica começa a esgotar ? Sim valeu a pena e acredito que esta vida individualizada será imprescindível para a evolução desta Inteligência. Toda vida foi, é e será importante.

Ter consciência da Vida é uma dádiva principalmente quando ela é individualizada e nos faz sentir como co-participantes da Criação.....Voltaremos ? ....não sei dizer mas parece que a depuração faz parte deste grande processo conjunto: aprendizagem e crescimento.