"Penso, logo existo" disse Descartes a séculos atrás. Por pensar, esta afirmativa poderia ser invertida ?
"Existo, logo penso".
Sim e daí, o que muda ?
Muda a maneira pela qual enxergamos a Vida." Penso, logo existo" parece que nos leva a uma visão mais espiritualizada da Vida pois a Consciência precede a Existência, quando invertemos a afirmativa esta visão se torna mais materialista pois a Existência precede a Consciência. Esta pseudo-dualidade da visão e comportamento perante a Vida na realidade não existe. Flutuamos entre estes dois polos durante nossa vida, ora conscientizando nossos sonhos e ações ou existencializando estes mesmos sonhos e ações. Alguns são mais aderentes a um polo, outros a outro.
Diria eu que a maioria não percebem este posicionamento perante a Vida e até pouco tempo também não, mas alguns pontos são essenciais de serem trazidos a tona. Quais ?
Quando digo "penso, logo existo" remexo na minha espiritualidade e nas minhas experiências e tento remetê-las ao futuro tentando gerar ações para concretizar os sonhos e desejos. O lado positivo é que existe um pensamento estruturado seja para bem ou o mal cuja a possibilidade de concretude é alto . O lado negativo é que muitas vezes o pensamento entra em "looping" , a incerteza se instala e a procrastinação passa ser a única escolha possível e aí se cristaliza um vácuo de vida. Isto pode ser muito doloroso.
Quando digo "existo, logo penso" significa que reajo às demandas da Vida, demandas estas biológicas, sociais e psicológicas. A sobrevivência é tudo, precisamos existir. Parece-me que grande parte de nossa vida nos encontramos nesta situação e aí a estruturação é baixa. O lado positivo de enfrentamento a estas demandas, para o bem ou para o mal, é que nossa base de experiência cresce vertiginosamente e evoluímos como ser humano em todas dimensões. O lado negativo de não existir, ou seja, não enfrentar as demandas da Vida com certeza é o caos que instalará no seu entorno. Isto pode ser muito doloroso.
E aí, como seguir na Vida ?
Acho que é necessário um Credo. O meu é:
Na gênese do Universo , seja ela religiosa ou científica , são dois os elementos que o compõe ; a Consciência ( Inteligência ) e a Energia ( Matéria ). Não existe um sem o outro. A Consciência para se revelar precisa da Matéria e a Matéria para evoluir precisa da Consciência. Por que não fomos criados completos? Não sei dizer. Este é um dos grandes mistérios, mas observando a linha do tempo vemos que a evolução da Energia, do mais simples ao mais complexo pela Consciência, é um caminho inexorável. Onde chegaremos não sei. Diz um velho ditado que para ver Deus tem que morrer. Talvez o destino final é ver Deus sem morrer.
Somos uma centelha desta grande Consciência onde o Um está em Todos mas velados. Para retirarmos este véu precisamos viver na carne com toda sua emocionalidade e racionalidade. Quanto tempo para esta retirada sinceramente não sei. Quantas vidas também não sei. O que sei e acredito é que temos de viver de maneira profícua e consciente, construindo aquilo que julgamos ser o Bem para nós mesmos e o nosso próximo. Resumindo, viva! Não se esconda da sua consciência e das demandas da Vida. Não justifique a sua não existência e falta de consciência através de pseudo crenças religiosas, sociais e científicas.
Como disse antes, talvez o nosso Criador nos queira ver face-a-face....mas temos que evoluir.