Gente, tem hora que você sente que que o conforto acabou. Algo aconteceu. O espaço diminuiu ou você cresceu. Parece que a vida ficou mais estreita e você sente que vai engargalar. E aí, o que fazer?
Bem, depende como você enxerga a situação. Possibilidades?
Você sabe que sabe que está acontecendo.
Você sabe que não sabe o que está acontecendo.
Você não sabe que sabe o que está acontecendo.
Você não sabe e presume que sabe o que está acontecendo.
Quando você sabe que sabe o está acontecendo momentos de angústia virão. O conteúdo do cálice terá que ser bebido mas o renascer ocorrerá. Um novo espaço, um novo tempo e novos sonhos.
Quando você sabe que não sabe, a procura se inicia. Existe um potencial enorme de se achar um novo caminho mas o desespero ronda pois a cada momento a vida se torna mais estreita. Tempos difíceis até achar o caminho.
Quando você não sabe que sabe. É aquele momento que você se alienou. Você não percebe que você engargalou, não vai para frente, não vai para trás.Em algum momento a porrada virá. A dor será intensa e se você suportar conseguirá ver com clareza um novo caminho.
Você não sabe e presume que sabe. Ouso a dizer que você descerá aos infernos pois é aquela situação em que você procurará soluções no passado não compreendendo que o passado lhe colocou nesta situação. A relação entre você e a vida é; ou ela alarga ou você encolhe. Difícil alargar a vida e talvez para você, encolher seja a solução para restabelecer o estado anterior. Você se comprime, se tensiona e descobre que o conforto não se estabeleceu. A violência continua em um ciclo interminável. Enquanto a humildade não prevalecer o sofrimento é inexorável.
Pense agora estamos falando de você, um ser único, algo em tese, pois para existirmos, precisamos do outro. Veja cada situação desta quando temos um(a) parceiro. Complica bastante. Quanta dor, quanto sofrimento podemos gerar com o nosso desconforto com as estreitezas da vida.
Pense quanta violência pode ser praticada ao presumir que sabe, não sabendo, por vaidade e orgulho. Amplie para família, comunidade e até nação. Exemplos não faltam.
Acredito que o conhecimento transcende e evoluciona e a ignorância violenta e mata.
Vivemos momentos difíceis pois muitos não sabem e presumem que sabem. Manipulação, contra-informação, má-fé, dogmatização nos levam a situações extremas de ignorância.
As estreitezas da vida existem desde que o mundo é mundo. Parar,ouvir, pensar,analisar e ponderar é algo que estamos esquecendo de fazer. Fazendo isto vem o respeito pelo próximo e fazendo isto, talvez ,venha até o amor, fazendo isto, sempre haverá um renascer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário