Nos dias atuais o ato do sacrifício perdeu o seu significado primordial. Explico:
Acredito que existem duas visões básicas da manifestação divina na criação ou existência do Universo.
Em uma visão judaico/cristã ou seja ocidental, a criação se dá pela contração de Deus, pois Deus é tudo e algo a ser criado terá que ser menor que Deus. Uma visão totalmente criacionista.
Em contra-partida, temos uma visão oriental onde o Criador é tudo e nada mais pode ser criado.Universo é imanente a Deus o que poderíamos traduzir que somos o pensamento de Deus.
Trazendo isto para um plano mais terreno podemos dizer que na visão ocidental a Criação se dá por uma ação e na visão oriental a infinitude e atemporalidade do Criador leva inação. São duas filosofias do sagrado; a ação e a inação, a freima e a paciência.
Atendo-nos a visão ocidental, ouso a dizer que o ato de Criação é um ato de doação ou seja a relação entre o sagrado e o profano se dá por este ato e podemos dizer que o sacrifício é um ato de doação. O Criador se contrai para que a Criação surja.
Mas algo se perdeu ao longo do tempo e ao encorporarmos esta visão judaica/cristão as nossos valores sociais, sacrifício assumiu o significado de perda. A visão imediatista e dessacralizada abortou toda a beleza do sacrifício.
O sacrifício significa que você está oferecendo algo que é caro a você a um bem maior podendo ser a alguém ou a algo.
Não há perda, somente ganho. É um sentimento de criação, de realização. É uma ação que o conecta com o sagrado, com a Vida.
Exagero, podem dizer alguns, não é. Garanto.
O sacrifício é como a parábola da semente de mostarda que produzirá abrigo aos que você ama..
Besteira diriam alguns céticos, alguns desiludidos. Estão errados.
Hoje não existiríamos como humanidade se grande e pequenos sacrifícios não fossem feitos a todo momento. Quando olho meus ancestrais e meus descendentes mais tenho certeza disto mas algo está se perdendo e cada dia a visão do profano prevalece sobre o sagrado, levando a um esgarçamento do da membrana do núcleo familiar e social. Pena.
Mas a vida é cíclica e talvez em breve venhamos a ver, de novo, o significado do Sacrifício em sua beleza.
A Vida precisa do Sacrifício , sem o qual perecerá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário