Em uma paisagem árida, a centenas de milhares de anos ,um pequeno ser bípede fareja o ar , gira o pescoço, procura as ameaças. É um ser senciente mas também consciente de si e daquilo que o cerca. O ambiente é sempre ameaçador e ele se adaptou mas só isto não basta para sua frágil sobrevivência. Em um momento de criação ele percebe que além de sua adaptação ao meio, ele pode adaptar o meio à si. Neste momento ele se distingui da vida que o cercava e de um simples elo da cadeia alimentar, ele passa ao último, o topo desta cadeia.
Ele tem o poder sobre a natureza, é sua benção, é sua perdição
Hoje, passado esta centena de milhares de anos, com o acúmulo de conhecimentos, crenças e credos talvez tenhamos condições de perguntar qual o significado da Vida.
Ao longo da história do homem, o significado da Vida esteve muito atrelado ao de Poder, ou seja ela vale o que pode ser útil ao exercício do Poder. Um turbilhão caótico de desejos e paixões.
Estamos vivendo um momento impar na história onde o questionamento sobre a Vida pode ser mais profundo e não um amontoado de dogmas contidos dentro de crenças religiosas, politicas, sociais ou éticas.
Será que a família tem que ser esférica ou triangular ? Será que a cor do arco íris tem que estar na minha roupa ou na sua opção sexual ? Será que meus discípulos que são mais do doze me transformará em um novo Messias? Será....será....?
O que é realmente significativo na Vida ?
Usando a espada de Occam talvez a resposta mais simples seja a mais adequada.
Olhe o seu entorno. Coloque a linha do tempo sobre o que é vivente e o que isto lhe mostrará ?
A Vida se inicia sempre no infinitesimal e procurará captar toda energia que conseguir para se transformar no Infinito.
Vejo meus filhos, de uma pequena e única célula vivente se transformar em um ser de senciente, consciente de bilhões de células, todas interconectadas, trabalhando para que este ser atinja sua plenitude.
Vejo o Universo, que no seu nascimento, composto de um único tipo de molécula, evoluir para este que conhecemos, com uma complexidade inimaginável do qual somos filho.
A Vida é Evolução, isto é um fato.
De onde surgimos e qual o nosso destino não sabemos mas evoluir é a Lei.
Evoluir significa sair do mais simples para mais complexo. Vencer a entropia que nos arrasta para o movimento inercial, para estagnação e para a não-vida.
A minha racionalidade acaba aqui, a frente surge a minha Fé o meu Credo.
Creio em Universo vivente com suas leis sem as quais não poderíamos ser gerado
Creio na individualidade necessária a minha evolução
Creio que a evolução exige um longo caminho ser percorrido com idas e vindas
Creio que meu Eu caminhante no tempo reflete o seu Criador, pois o filho é sempre reflexo do pai.
Creio no caminho para o eterno que sempre se renovará em milhares de dimensões.
Vale a pena ?
Sim, tenho certeza. Os caminhos percorridos foram muitos. Muitos desejos realizados e outros não. Alguns trouxeram alegrias angelicais que me ensejaram a continuar, outros que me trouxeram angústia demoníacas que me seduziram a parar.
Na Vida a Evolução é inexorável se não for assim não existe Vida.
Parafraseando o poeta " navegar é preciso ".
Icemos as velas e recolham-se as âncoras.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário