Essa pergunta tem vindo com mais frequência na minha cabeça. Acho que alguns ciclos vão se fechando e outros vão se abrindo, não muitos na verdade pois já sou uma vida vespertina, mas se abrem. Neste andar perguntamos se a vida foi legal, se nos sentimos completos ou faltou ou falta bastante algo para nos sentirmos na completitude. Mas será que é só isto ?
A proximidade do Portal nos aterroriza. Quando jovens nos parece tão distante mas agora ,já próximos sentimos a sua influência gravitacional. O que estará nos aguardando após a passagem ?
Perguntas como estas consomem nossos pensamentos e ações desde do momento que o primeiro hominídeo se tornou consciente e até os dias atuais. Milhares de compêndios científicos e religiosos tentam explicar a Vida e a Morte mas na realidade pouco avançamos em consistência.
Tentar definir estas condições está longe da minha capacidade cognitiva e espiritual mas algumas coisas me chamam atenção. Vida e Morte estão intrinsecamente solubilizadas mas tenho dúvida se são as faces da mesma moeda. Acredito que olhando o processo da Vida tenhamos condições de ter o nosso próprio e pequeno entendimento do que é nascer, viver e morrer, sem bibliografias. Dentro disto algo chama minha atenção com muita força : A Individualidade
Olhem para a Vida ao seu redor. Nada se repete. Cada ser vivo é único. Não há repetição. Cada célula do nosso corpo é distinta apesar de executarem, em grupo a mesma função.
Olhe para esta pequena parte do Universo que podemos ver. Nosso Sol é único. Os planetas que compõem o nosso sistema solar são únicos. A nossa galáxia é única dentre as miríades que nossos astrônomos conhecem.
Por que os blocos de matéria e força, do qual ainda resta muito a descobrir, se aglomeram de maneira a promover esta infinita diversidade individualizada da Vida ?
Será que o fim do ciclo do que chamamos de Vida é o término de nossa individualidade ( acredito que é o que mais tememos) ou a não existência ?
É muita energia de Criação envolvida para simplesmente se dizer : acabou.
Por ser individualizada, a Vida tem que ser aprendida. Este é o significado.
O que, por que e para que temos que aprender e sermos completos? Não tenho resposta, talvez só depois de atravessar o portal, mas olhando a Vida acredito que temos que crescer nas suas três dimensões básicas, ou seja, na biológica, na mental e espiritual.
Somos únicos, mas acredito que tenhamos três corpos comportando suas dimensões. Somos três em um.
Parece-me que somos solicitados nestas três dimensões ao longo de toda a Vida, em algumas fases somos mais solicitados dentro de dimensões diferentes.
Acredito que este reconhecimento é essencial em nossa passagem neste plano existencial pois podemos ficar presos em uma destas dimensões e nos auto escravizarmos. Viver só na dimensão dos sentidos, viver só na matriz do inter-relacionamento humano ou só viver no etéreo questionamento do ser.
Parece-me que nossos corpos se alimentam e fortalecem destas experiências que este Universo Vivo nos expõe . Por que ?
Aí entra a Fé. Talvez tenhamos que transcender, transmutarmos. Realmente não sei.
Minha racionalidade me diz que temos um caminho após o Portal, quase uma questão de conservação de energia. Minha fé é que nascemos em corpo, mente e espírito para transcendermos e aprendermos a conversar com o Criador...
O significado da Vida é Evolução.......
Muito difícil evoluir. Mas vamos tentando dia após dia.
ResponderExcluirHoje lembrei do seu blog e aproveitei para refletir com suas publicações.