segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Velho e a Morte ( III ) - A Despedida

Sábado a tardinha voltei. Para variar, cheguei um pouco atrasado. Velho e Piloto já estavam conversando. Desta vez cheguei sem pedir licença.
Piloto - Você concorda? Assim como todos os caminhos levam a Roma, toda procura leva a Deus.
Velho me cumprimentou com a cabeça. Piloto olhou para mim e sorriu.
Velho - Sim concordo. Toda vez que nos aprofundamos no questionamento da existência física seja ela individual, coletiva ou universal chegamos em uma fronteira, em um limite e surge a pergunta, o que existe alem deste limite?
Piloto - Veja bem, para cada um de nós a distância a este limite varia. Para alguns este limite, que chamarei de véu, está muito próximo e para outros bem mais distante.
Para certas pessoas este véu está muito próximo. Além  dele, está uma entidade divina, uma força criadora que interage diuturnamente com ela. É como uma cortina que separa dois ambientes. Você pode pedir, gritar, chora, louvar, espernear e agradecer, Ele estará do outro lado lhe escutando e o acudindo. É o seu Deus pessoal. Não há grandes questionamento. O dogmatismo  geralmente é alto nestes casos. Pode, não pode. É proibido, é permitido.
Para outras pessoas este véu está bem distante. Existe muitos questionamentos, alguns extremamente existenciais e muitos de ordem estritamente práticas em função da relatividade dos valores com o tempo. Para estas pessoas o véu cobre o essencial da existência e a distância à este véu é a intensa procura pelo Essencial. Deus, talvez, seja conceituado como a força estruturante deste Universo. Deus então é Universal e não pessoal.
Velho - Tá bom. Existe uma racionalidade nisto tudo mas isto não tira a aflição de quem está chegando no fim...
Curioso - Acho que está faltando Fé nesta história.
Piloto - Você foi com o dedo na ferida. Quanto conseguimos chegar perto deste véu, a racionalidade está se esgotando. Chegamos no limite da nossa inteligência. Temos que acreditar que não iremos rasgar este véu. Não nesta existência. Por mais que nos aproximemos, ele se manterá distante. A nossa troca com o que está atrás do véu terá que ser feita através da Fé. E aqui, Velho está a chave. Enquanto estivermos caminhando a procura deste Deus, maior será este Deus de Amor e Paz, pois no caminho Deus estará nos criando e nós estaremos criando Deus. Esta procura só deve acabar quando Ele nos estender a mão e disser: " Agora estamos prontos, agora estamos completos".
Se você ouvirá? Sim, ouvirá. Seu corpo e sua alma ouvirão.
Velho - Mas se o caminho que percorri nesta procura não me fez completo?
Piloto - Como eu disse, é uma questão de Fé. Creia que Ele tem a medida de todas as coisas. Até lá continue caminhando  em sua busca e não se preocupe com a distância a percorrer.
O Velho ficou pensativo. Abriu um sorriso, como se estivesse dizendo; vamos continuar nesta busca.
Depois disto começamos a conversar sobre a Fé e o quanto ela é sensível a visão mais imediatista. Como ela pode ser manuseada e se tornar algo rancoroso e extremamente perigosa no plano ético. Foi um papo muito interessante.
Marcamos um encontro para o próximo sábado a tarde e prometi chegar mais cedo. O Velho estava mais animado. Que bom!!!
Despedi-me do Piloto e ele com um sorriso muito tranquilo, falou baixinho; " não se apresse por nós, faça seus afazeres, estaremos sempre por aqui".
No outro sábado para variar , cheguei atrasado na praça. Passei os olhos e não vi o Velho nem o Piloto. Procurei por eles perguntando a um amigo do Velho, já os tinha visto conversando:
Amigo - Infelizmente o nosso amigo fez a passagem a uns três dias. Vamos sentir a sua falta. Era um bom papo. Ajudava naquilo que podia. Que Deus o tenha.
Apesar de conhecê-lo a tão pouco tempo, me deu um tristeza imensa.
Curioso - E o Piloto, você o viu?
Amigo - Aquele que sempre conversava com o Velho?!! Não, não o vi, mas ele pouco passava por aqui e coincidentemente, passava quando o Velho estava por aqui.
Agradeci e me despedi. Voltei a pensar no Velho. Vou sentir sua falta.
E o Piloto com sua frase na despedida de sábado. "Gozado"............

Nenhum comentário:

Postar um comentário