Sempre me chamou a atenção a parábola onde o Criador fez o homem de barro soprando em suas narinas. Consultei a Bíblia, capítulo Gênesis, e confirmei que não existe nada explicitando com qual material fomos criados, somente com quem somos parecido.
Acredito que esta parábola, fábula ou lenda venha da cultura judaica. Lembremo-nos da criação dos Golem, seres feito de terra pelos quais grandes sábios judeus procuraram a receita de fabricação assim como nossos alquimistas ocidentais procuraram pela Pedra Filosofal.
Não importa, isto ficou no credo popular da nossa religião cristã ocidental. Se perguntar as pessoas de que material o homem foi criado a maioria dirá; de barro.
Esta visão de criação do homem no credo popular cristão traz alguns questionamento interessantes.
O homem poderia ser criado de um material mais nobre, ouro ou diamante, ou quem sabe de água cristalina para representar a pureza da criação ou quem sabe de ar concentrado para nos aproximarmos dos anjos.
Não, ele foi feito de barro. Particularmente acredito de lama pois historicamente seria mais correto, afinal nossos ancestrais vieram da África e cientificamente também, pois somos seres a base de carbono e estamos mais para grafite do que diamante.
Ora, porque o Criador soprou sua essência divina em um monte de lama ( para os mais puristas; barro; o que é a mesma coisa, só muda a cor ) ?
Esta essência divina soprada que podemos chamar de Alma se mistura ao que é mais mundano e impuro em nosso planeta, um monte de Lama que podemos chamar de Corpo.
Isto somos nós, Alma e Lama, um anagrama divino. Trazemos em nosso corpo todo o conhecimento da Criação. Somos a lama de pó da degeneração das grandes estrelas. Decaímos no esquecimento.
Com o Sopro Divino recriaremos toda a memória da Criação ( isto é um Credo ). Eras se passarão até sermos Uno com o Criador.
Porque disto?
Este é o Grande Mistério e o Grande Dogma.
Por que nos separamos do Criador e deixamos de ser Uno e passamos a ser Dual?
Por que precisamos conhecer o Bem e o Mal, por que temos que Errar e Consertar, por que temos que ser Lama e Alma?
A nossa realidade é clara. As nossas dúvidas são dantescas. Mas o que importa é que tenhamos consciência do que somos e acreditar que um dia Alma e Lama seja uma única Palavra.
Até lá, rezemos para escolher o caminho mais curto pois todos os caminhos levam ao Criador ( isto é um Credo ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário