sábado, 23 de julho de 2022

A Ruptura pode ser uma solução (curta)

Ao longo da vida situações se apresentam. Algumas de ordem interna, nossos sonhos, nossos desejos. Outras de externas, demandas de crenças sociais, religiosas, de poder e por aí vai. Esses inputs de ordem interna ou externas faz com que movamos para alcançar condições que atendam estas demandas e então voltarmos a uma situação de equilíbrio e satisfação.

Este processo de alcançarmos este equilíbrio gera intrinsicamente a ansiedade, a angustia. Enquanto estivermos enxergando caminhos que nos levem a situação de equilíbrio, o sentimento de angustia e estresse permanece. Me parece óbvio que a intensidade deste sentimento é proporcional ao tempo.

Nesta batida chega um momento em que os caminhos se esvanecem e o desespero se instala. O desespero é a angustia maximizada de quando não se enxerga uma solução e aí o desespero apresenta os seus caminhos.

Depressão, atos de violência, suicídio ou seja fugas ou autoflagelações. Triste ?... muito.

Antes que a situação do desespero se instale temos que ter a humildade de reconhecer que somos incapazes ou incompetentes de resolver a situação que se apresenta e a coragem de romper. A ruptura se impõe.

É fácil ? Não.

Dói muito abandonarmos os nossos sonhos, nossos desejos, nossos status. O sentimento de incompetência por vezes é grande demais mas o tempo será seu grande amigo.

Mas tudo isto é nada comparado a entrar em um loop de autodestruição. Neste caso o tempo será seu inimigo mortal.

Algo a refletir.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Por que você ?

Hoje revisitando o passado perguntei porque você..

Aparentemente não era para acontecer e acontecendo não era para continuar; pelo menos isto nos dizia a lógica. E aí aconteceu e continuou..... estamos juntos a uma eternidade que passou muito rápido. 

Talvez a lógica tenha nos aproximado afinal você sempre foi muito bonita, de uma espontaneidade maravilhosa e de uma alegria impar. Isto sempre atraiu olhares entre quais o meu. Receber um simples olhar seu de aprovação ao meu colocou meu ego nas alturas, me senti um verdadeiro Adonis apesar do espelho me desmentir um pouco.

Da sua parte, acredito, ter atenção de uma pessoa mais velha, com uma boa experiência de vida e que a bajulava, eu acho, fez com que liberasse um olhar de aprovação para aquele jovem senhor. Bem, eu acho que a lógica de tudo acabou por aqui. Porque a partir daí tudo aconteceu com uma velocidade e intensidade louca.

Parece que tinha um anjinho ou um diabinho ou os dois colocando lenha na fogueira. O movimento foi muito rápido e nos enroscamos, nos colamos e nos amamos sem olharmos um só segundo para o lado. Assustamos aqueles a nossa volta mas por algum motivo sabíamos que nunca magoaríamos aqueles que nos eram queridos. Foi uma transgressão maravilhosa.

Hoje a paixão continua mas modulada por dois maravilhosos seres que já nos tinham escolhido mesmo antes da nossa escolha.

Não sei se existe merecimento de ter você ao meu lado, também não me preocupo com isto. Sei sim que existe encantamento pois me encanto a cada momento ao seu lado.

Sigamos em frente. Existir em nossa finitude é essencial. Continuemos a dançar esta maravilhosa dança da Existência, sem medo de ser pleno.

Por que você até hoje?

Talvez tenha uma racionalidade mas não explica. Talvez coisas da alma que não sabemos explicar ou talvez um acerto entre o anjinho e o diabinho que um dia saberemos.

E o que importa ?

É que continuo te amando demais, minha Branca. ( feliz 17 ).

 

 

sexta-feira, 8 de julho de 2022

As perdas na velhice

À nós que já entramos na terceira idade a algum tempo a balança dos ganhos e perdas começa ficar desiquilibrada. Escusado dizer que as perdas ficam bem mais pesadas e o pior, sabemos que é quase impossível colocar algo do outro lado da balança. O que fazer ?

Dá vontade de colocar um cartaz..."Aceita-se sugestão"

Você perde na biologia: os neurônios começam a pipocar, a massa magra se esconde e não aparece mais, mas em compensação as gordurinhas querem ficar saltitantes. Algumas coisas crescem, veja o nariz e a orelha e outras diminuem, já se mediu atualmente ?

E assim vai. Aposentou, perde grana, perde ambiente... as turmas começam a diminuir, a do futebol, a do vôlei, a do tênis. Alguns porque cismam de partir mais cedo pois estão de saco cheio..."já deu". Outros porque artrose, bico de papagaio, asma, bronquite e outras "ites" não permitem.

Tem os livros de autoajuda mas para acreditar em tudo que está escrito você na infância tem que ter sido coroinha no Vaticano.

Você pode consultar o padre, o psicólogo, o psiquiatra... não sei ?....depois dos 60 minha plasticidade cerebral está igual a durepox depois que seca...

Mas consultando um rabino cabalista ( um adendo : adoro rabino pois eles quase nunca dizem o que você deve fazer, eles sempre contam uma historinha que chamam de parábola. Aí você tem que fazer a primeira leitura literal, depois você tenta interpretar, se você não encher o saco e fechar o livro tenta ler as entrelinhas e por último o que o branco que contém as letras estão lhe dizendo. Chique demais. Quando estou tentando fazer isto me acho um gênio, minha autoestima vai às alturas ), ele me disse : "olhe esse copo meio cheio e meio vazio". Pensei, ele está de sacanagem, essa é mais velha que Matusalém.

Ele me olhou e falou: "Oh velho não fica com esta cara de boçal inteligente".

Leu meu pensamento, que merda. esbocei um mas...

Aí o rabino bate : parece que não fez um curso de ciências físicas. Acopla ao copo a lei de conservação de energia e você pode enxergar um caminho..

Introspectei , meu rosto se iluminou e o rabino percebeu. Agradeci efusivamente e ele pediu uma contribuição. Afinal....

Entenderam ?

Se não aí vai a resposta: se alguém perde, alguém ganha. Redirecione o lado bom das suas perdas para as pessoas que você ama e aprecia pois agora você terá mais tempo, maior conhecimento, maior compreensão e uma melhor visão da Vida pois você existiu.

Continue a existir, agora com maior consciência, Cuide de você, cuide dos outros que você tanto ama e não olhe para seu umbigo, até porque, ele já está murchinho e cheio de pelanquinha.

Fim 

A Felicidade é possível sem Transgressão ? (curta)

 Já pensou nesta pergunta ?

Me peguei olhando uma avó transgredindo com a netinha assim que a mãe se afastou. O sorriso estampado no rosto das duas era de pura felicidade. Foi contagiante, fiquei feliz também. Um pensamento ultrapassou meu neocortex cerebral, vive me censurando mas o convívio hoje está melhor, será que podemos extrapolar esta situação para o nosso dia-a-dia ? Na vida adulta é possível ?

Tantas são as regras, tantas são as punições que fica difícil a resposta ; isto é se não colocarmos a hipocrisia de lado.. pois com ela a resposta é sempre fácil.. 

Enquanto escrevo meu filho semi-adolescente se aproxima, senta a meu lado, lê o titulo e pergunta: pai o que é transgressão. Explico e então pergunto e aí ?

Pai não dá para ser feliz sem fazer merda...é muito bom...

Fim