sexta-feira, 8 de julho de 2022

As perdas na velhice

À nós que já entramos na terceira idade a algum tempo a balança dos ganhos e perdas começa ficar desiquilibrada. Escusado dizer que as perdas ficam bem mais pesadas e o pior, sabemos que é quase impossível colocar algo do outro lado da balança. O que fazer ?

Dá vontade de colocar um cartaz..."Aceita-se sugestão"

Você perde na biologia: os neurônios começam a pipocar, a massa magra se esconde e não aparece mais, mas em compensação as gordurinhas querem ficar saltitantes. Algumas coisas crescem, veja o nariz e a orelha e outras diminuem, já se mediu atualmente ?

E assim vai. Aposentou, perde grana, perde ambiente... as turmas começam a diminuir, a do futebol, a do vôlei, a do tênis. Alguns porque cismam de partir mais cedo pois estão de saco cheio..."já deu". Outros porque artrose, bico de papagaio, asma, bronquite e outras "ites" não permitem.

Tem os livros de autoajuda mas para acreditar em tudo que está escrito você na infância tem que ter sido coroinha no Vaticano.

Você pode consultar o padre, o psicólogo, o psiquiatra... não sei ?....depois dos 60 minha plasticidade cerebral está igual a durepox depois que seca...

Mas consultando um rabino cabalista ( um adendo : adoro rabino pois eles quase nunca dizem o que você deve fazer, eles sempre contam uma historinha que chamam de parábola. Aí você tem que fazer a primeira leitura literal, depois você tenta interpretar, se você não encher o saco e fechar o livro tenta ler as entrelinhas e por último o que o branco que contém as letras estão lhe dizendo. Chique demais. Quando estou tentando fazer isto me acho um gênio, minha autoestima vai às alturas ), ele me disse : "olhe esse copo meio cheio e meio vazio". Pensei, ele está de sacanagem, essa é mais velha que Matusalém.

Ele me olhou e falou: "Oh velho não fica com esta cara de boçal inteligente".

Leu meu pensamento, que merda. esbocei um mas...

Aí o rabino bate : parece que não fez um curso de ciências físicas. Acopla ao copo a lei de conservação de energia e você pode enxergar um caminho..

Introspectei , meu rosto se iluminou e o rabino percebeu. Agradeci efusivamente e ele pediu uma contribuição. Afinal....

Entenderam ?

Se não aí vai a resposta: se alguém perde, alguém ganha. Redirecione o lado bom das suas perdas para as pessoas que você ama e aprecia pois agora você terá mais tempo, maior conhecimento, maior compreensão e uma melhor visão da Vida pois você existiu.

Continue a existir, agora com maior consciência, Cuide de você, cuide dos outros que você tanto ama e não olhe para seu umbigo, até porque, ele já está murchinho e cheio de pelanquinha.

Fim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário